colunista do impresso

Onda de otimismo chega a Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">O mês de outubro, que acaba hoje, vai fechar com um crescimento de vendas em bom número de lojas, que fica entre 5% e 16% de crescimento em relação a outubro de 2018.

Claro que tem empresas com até 10% de perda em relação a outubro de 2018, a estes vale uma reavaliação sob a forma como estão trabalhando.

Nossa cidade tem no comércio sua maior fonte de empregos e de circulação de recursos. Então estes números geram otimismo e esperança de um fim de ano melhor.

O acordo entre Sindilojas e Sindicato dos Comerciários, permitindo a abertura das lojas nos feriados, ajudou e muito para este crescimento, pois atraiu consumidores de toda a região, que somados aos consumidores locais atingimos 1,3 milhão de consumidores. Que podem e estão reaprendendo a consumir em Santa Maria.

As empresas estão procurando motivar mais seus funcionários, atribuindo prêmios por assiduidade, que normalmente chegam a 10% de prêmio sobre o salário para aqueles que não faltam no mês, prêmio pelo trabalho nos feriados, prêmio por atingimento de vendas mensal, que oscila entre 10% e 30% sobre o salário. Também algumas empresas estão pagando o 14º salário quando o ano fecha com crescimento em relação ao ano anterior.

O varejo está se modificando, valorizando cada vez mais seus colaboradores, buscando cada vez mais colaboradores com vontade de crescer. Vontade é o grande diferencial nos colaboradores.

Notícias boas têm circulado em Santa Maria, a abertura de várias lojas de redes, abertura no início de novembro de outra grande loja, volta da Cyrilla, fábrica de refrigerantes que tem uma história e vai gerar muitos empregos. Resgata nossa autoestima. Faz os mais velhos relembrar suas festas de aniversário na infância com as garrafas de Cyrillinha. Dar uma nova vida ao cinturão ferroviário.

O otimismo vem da expectativa de um novembro com boas vendas, até porque, historicamente, o pagamento da primeira parcela do 13º salário movimenta a economia e desde o ano passado, com o aumento do número de lojas participando do Black Friday, novembro tem resultado maior que o dezembro, fazendo que o Natal seja a segunda maior data de vendas do ano. Deveremos gerar um grande número de empregos temporários.

Devemos encerrar o ano com bons resultados, por esforços próprios. Se os governos ajudarem, teremos um ótimo fim de ano. Muito trabalho para todos.

E feliz Black Friday e ótimo Natal.

OH, OH, OH!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que os olhos não vêem Anterior

O que os olhos não vêem

Perdeu a graça, Jair Próximo

Perdeu a graça, Jair

Colunistas do Impresso